Nova ponte sobre a foz do rio Dão consignada pela Estradas de Portugal

Spread the love

A Estradas de Portugal (EP) consignou hoje a empreitada de construção da nova ponte sobre a Foz do Dão do Itinerário Principal (IP) 3, que deverá ficar concluída no terceiro trimestre de 2014.

A 10 de agosto, o presidente da EP, António Ramalho, disse que esta ponte do IP3, que liga os concelhos de Santa Comba Dão e Mortágua, está com problemas estruturais e, por isso, será substituída.

Em comunicado, a EP explica que a empreitada hoje consignada “inclui a ligação à rede viária existente” e “o desmantelamento da atual travessia”.

Com um prazo de execução total de 760 dias, esta obra representa um investimento de cerca de 11,5 milhões de euros. Os trabalhos começam no terreno nos próximos dias, com a montagem do estaleiro.

“Com a conclusão desta obra no terceiro trimestre de 2014 e abertura ao tráfego automóvel da nova travessia no IP3 sobre a Foz do Dão, voltarão a ser repostas todas as condições de segurança e conforto aos utilizadores que circulam o IP3”, acrescenta.

Segundo a EP, “a atual travessia sobre a Foz do Dão manter-se-á em utilização até à entrada em serviço da nova ponte”.

No entanto, como já tinha anunciado António Ramalho, a circulação sobre o tabuleiro da ponte encontra-se interditada ao trânsito de veículos com peso bruto igual ou superior a 20 toneladas e limitada à velocidade máxima de 60 quilómetros por hora.

Para “minorar eventuais transtornos aos utentes”, foram implementados percursos alternativos.

A EP sugere aos camionistas dois percursos alternativos: um de longo curso, pelas autoestradas A1 e A25, num total de 110 quilómetros, e outro por estradas nacionais, num total de 109 quilómetros.

Para compensar os camiões que optem pela alternativa de longo curso, a EP acordou com as concessionárias daquelas autoestradas prolongar o desconto de 25 por cento para as classes 3 e 4 do período noturno para o período diurno.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.