Tribunal da Relação de Coimbra inaugurou galeria de retratos dos presidentes

Posted by
Spread the love

O Tribunal da Relação de Coimbra (TRC) inaugurou na quarta-feira a galeria de retratos dos seus presidentes, desde a criação, em 1918, até 2011, “colmatando uma ‘velha’ lacuna”, sublinhou o atual presidente da instituição, António Isaías Pádua.

Com a ‘Galeria dos Presidentes’, pretende-se “reavivar um pouco da história deste Tribunal” e “prestar uma pequena e singela homenagem a todos aqueles que estiveram à frente dos destinos desta casa e, através deles, lembrar também todos os demais, magistrados e funcionários, que nela trabalharam e exerceram funções”, explicou António Isaías Pádua.

“Um povo sem memória não tem futuro. Que perdure pois a memória de todos aqueles”, exortou o presidente do TRC, que falava, ao final da manhã de hoje, numa sessão para assinalar a inauguração da galeria.

Na sessão, após a inauguração simbólica da galeria de retratos, que contou com a presença de Noronha Nascimento, presidente do Supremos Tribunal de Justiça, António Nunes proferiu uma conferência sobre “Rostos, governança e memória – A importância cultural das galerias dos presidentes dos tribunais”.

Para “complementar a galeria”, que “comporta 31 quadros fotográficos”, o TRC editou uma pequena publicação com “uma breve nota biográfica alusiva a todos aqueles que foram seus presidentes” ao longo de 94 anos.

(Texto: Agência Lusa)

3 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.