Reflexões

Posted by
Spread the love

Luís Santarino

MOÇAMBIQUE – Poderá parecer estranho eu estar no Maputo e escrever. Percebo cada vez mais, e melhor, a paixão que muitos cidadãos têm e mantêm.

MOÇAMBIQUE 1 – Todos por igual, são de uma enorme gentileza e simpatia, fazendo o possível por me sentir em casa. Sentimento partilhado por todos os meus companheiros de jornada.

MOÇAMBIQUE 2 – Esta terra tem “um não sei quê” de mágico, impossível de descrever… porque não existem palavras.

MAPUTO – Digamos, que é uma cidade solidária, amiga, fraterna, onde diariamente convergem milhares de cidadãos, homens e mulheres, trabalhando no duro, é certo, mas sempre com grande dignidade.

MANUEL ALVARINHO – É o presidente do Conselho de Administração do CRA – Conselho Regulador de Águas. Faz sentido referir o seu nome, porque faz da “elegância” um atributo que lhe “assenta como uma luva”.

MANUEL ALVARINHO 1 – Foi minha convicção, quando pela primeira vez o cumprimentei, e mais tarde confirmei, que tem a dimensão ética comum aos grandes Homens.

ISABEL VAZ – Uma senhora que me deixou uma enorme vontade de conversar e voltar a conversar e…já agora, continuar a conversar! Das pessoas que mais cativou a minha atenção.

ANTÓNIO PIMENTEL – Um velho amigo do basquetebol. Árbitro internacional a quem me liga uma velha amizade. De uma geração fantástica, onde pontificavam Ribeiro da Silva, Pedro Jorge, Rui Valente e tantos outros. Trocou Lisboa por Maputo – quem não trocaria? – e parece-me que não está nada arrependido. O pior são as saudades!!!

NUNO LOPES – No ano em que a Académica subiu de divisão, a deslocação ao Estoril das “Fans”, da “Fanfarra” e dos “Pardalitos”, ajudou a deixar o hotel em polvorosa. Épica deslocação, uns dias após do Presidente do Estoril, dizer que gostava de “sexo na lareira”! Lembras-te Zé Coroa? Outros tempos, outras gentes, outras dimensões!

FRANCISCO DOMINGUES – Ex-Mancha Negra, um dia desembarcou em Maputo. Respirou o ar, “olhou de roda” e zás… ficou professor na Escola Portuguesa. Parece que o perdemos/ganhámos de vez porque já tem descendentes!

AAC.oaf – Aqui vibrámos com a manutenção na 1.ª Liga. A acompanhar o jogo por via indirecta – só sabíamos o resultado no rodapé – foi um completo alívio. A descida de divisão seria uma desgraça, a falência técnica.

AAC.oaf – Espero que a “ida à Europa” seja trabalhada com muito juízo, para não nos acontecer o mesmo que a outrem!

AAC.oaf – Com o Jamor ali tão perto, a vitória poderia ser o tónico que falta para uma organização eficiente e eficaz.

CONSÓRCIO EMPRESARIAL A MOÇAMBIQUE – Chamemos-lhe assim, teve uma enorme virtude. Parece-me! Reabriu no espírito e no pensamento de muitas pessoas e empresas de Coimbra, a vontade de assumir a diferença.

NÃO NOS CANSÁMOS – …nem nos cansaremos de assumir a nossa cidadania coimbrã, desejando ajudar a desenvolver as parcerias necessárias com outras organizações.

NÃO NOS CANSÁMOS 1 – …de elogiar o Instituto Pedro Nunes pela elevada qualidade demonstrada ao longe de todos estes anos. Honra a Universidade e a cidade. A quem todos deveremos estar gratos.

BLUETREND – Assumiu a responsabilidade de idealizar o site para o SILUSBA 2013. Uma honra enorme por poder colaborar com a organização do evento que envolve todos os países de expressão oficial portuguesa.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.