Presidente da Liga alerta para colapso iminente das corporações dos bombeiros

Posted by
Spread the love

A Liga dos Bombeiros Portugueses vai apresentar ao Ministério da Administração Interna uma proposta de Lei de Financiamento para as corporações, a maioria em rutura financeira e em risco de não conseguirem prestar socorro às populações.

“Das 456 corporações de bombeiros, mais de metade está em rutura financeira. Depois poderá haver 10 ou 20 por cento com as contas equilibradas, mas as restantes 30 por cento também têm debilidades financeiras”, disse à Lusa Jaime Marta Soares, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), que é também presidente da autarquia de Poiares.

A LBP organizou ontem, sábado, uma reunião extraordinária  para debater os problemas do dispositivo especial de combate a incêndios florestais e o financiamento dos corpos de bombeiros.

No final do encontro, as corporações decidiram apresentar ao Ministério da Administração Interna (MAI) uma proposta de Lei de Financiamento de associações e corpos de bombeiros, “para que não se esteja todos os anos a discutir estas questões em cima do joelho”, explicou Jaime Marta Soares, lembrando que esta alteração permitiria consignar uma verba anual.

Segundo a LBP, desde 2007 que as corporações de bombeiros estão a ser financiadas com uma solução provisória.

Em causa está a debilidade financeira dos bombeiros, que este ano deverão receber do Estado apenas cerca de 20 por cento da verba necessária, segundo o presidente da LBP.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.