Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital satisfeito com apoio de deputados

Spread the love

O presidente da Câmara de Oliveira do Hospital disse ontem (31) que os deputados da Comissão parlamentar de Educação, Ciência e Cultura se mostraram solidários para com a manutenção do pólo do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) na cidade.

José Alexandrino (PS), reuniu-se com a Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República no sentido de sensibilizar os deputados para a manutenção da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital.

Em declarações à Lusa, o autarca afirmou ter recebido “de todos os deputados de todos os grupos parlamentares a sua manifestação de solidariedade para com a manutenção da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGGOH), um equipamento demasiado importante para a região”.

As conclusões desta reunião serão agora enviadas para o Ministério da Educação (ME)que, espera o autarca, ajudem a reforçar a posição já assumida pelo ministério de não encerrar a ESTGOH este ano letivo.

O presidente do IPC, Rui Antunes apresentou na semana passada uma proposta de orçamento zero junto do Conselho de Gestão, o que na prática se traduzia pelo encerramento da escola e a transferência de alunos e trabalhadores para outros pólos em Coimbra.

Para o presidente do IPC esta seria a forma de pôr em prática os cortes orçamentais de 2.6 milhões de euros a que está obrigado.

Esta posição foi contrariada pelo ME que, no domingo (28) emitiu um comunicado onde afirmava que “estas medidas não são aceitáveis a dias da abertura do novo ano letivo e pelo universo das pessoas que abrange”.

Segundo o ME, “a organização do IPC deve ser pensada com tempo, nos órgãos competentes, em diálogo com os parceiros e em coordenação com a tutela, nomeadamente no âmbito da racionalização da rede de Instituições de Ensino Superior públicas e da sua oferta formativa”.

Apesar da posição assumida pelo ME, o autarca receia que Rui Antunes mantenha a mesma proposta na reunião do Conselho de Gestão, a realizar hoje, dia 1 de setembro.

“Espero que o presidente do IPC reveja a sua proposta nesta reunião” vincou José Alexandrino.

A ESTGOH conta com mais de 600 alunos, 42 docentes, 12 funcionários e leciona 5 licenciaturas, dois mestrados e 4 Cursos de Especialização Tecnológica.

10 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.