Três das cinco “caras novas” do distrito já se sentaram num parlamento em renovação

Spread the love

Foto António Alves

Sete dos nove deputados eleitos por Coimbra apresentaram-se ontem na Assembleia da República. José Manuel Canavarro, Pedro Saraiva, Nilza Sena, Nuno Encarnação e Maurício Marques, por parte do PSD; João Serpa Oliva, do CDS-PP, e João Portugal, pelo PS, foram ontem empossados deputados para a 12.ª legislatura.

As duas ausências foram socialistas. Ambas, por razões devidamente justificadas. Se Mário Ruivo “faltou” devido ao facto de estar a cumprir os dias de parentalidade, já Ana Jorge não esteve presente porque ainda é ministra da Saúde. Como tal, a lei não permite que no primeiro dia da nova legislatura pudesse ocupar o cargo para o qual foi eleita no passado dia 5 de Junho.

Segundo o DIÁRIO AS BEIRAS apurou, a médica vai tomar posse na próxima quarta-feira, tendo já escolhido mesmo o gabinete que irá ocupar no Grupo Parlamentar do PS. No seu lugar, esteve presente no hemiciclo o líder da distrital da JS, Rui Duarte. O número cinco da lista desvalorizou o facto de vir a ser apenas deputado por um dia. Na sua opinião, é gratificante “poder experenciar, ainda que por um período curto, a sede parlamentar”. Rui Duarte garante que os três eleitos “representarão de forma excelente o distrito de Coimbra”. “Isto não é uma questão de pessoas, mas de equipa”, frisou.

Se Serpa Oliva, do CDS-PP, já era um deputado conhecido da Assembleia da República, o PSD apresenta na nova legislatura três elementos que nunca se sentaram no parlamento. José Manuel Canavarro, Nilza Sena e Maurício Marques estreiam-se nesta missão. A deputada Nilza Sena entende que os tempos que se avizinham “são tempos exigentes para o exercício parlamentar”, garantindo que os eleitores do distrito podem “esperar uma dedicação muito inclusiva e de proximidade” da sua parte. Apesar de viver em Lisboa, Nilza Sena diz que já tem uma ligação afetiva com o distrito. “A reposição urgente da linha ferroviária entre Serpins e Coimbra” será uma das causas que irá abraçar enquanto deputada.

Em relação a Maurício Marques, o antigo autarca de Penacova diz que o Governo poderá contar com o forte apoio do grupo parlamentar do PSD, para que seja possível “ultrapassar as medidas difíceis que irão ser tomadas”. Apesar da sua ligação a Penacova, o antigo autarca referiu que não irá trazer para o parlamento problemas do seu concelho, já que “somos eleitos por um distrito e somos representantes da Nação”. “Quero dar o meu contributo para a melhoria do país”, frisou.

O primeiro dia dos novos deputados na Assembleia da República

O novo parlamento tem 95 caras novas. Mas, sempre que arranca uma nova legislatura, todos têm de efetuar um conjunto de procedimentos que obriga à presença de muitos elementos dos serviços administrativos.

Depois da foto para o cartão e sítio da internet da Assembleia da República, todos os deputados têm de digitalizar os seus documentos (mesa 1), fazer o registo biográfico (mesa 2), obter informações diversas como a obtenção do passaporte, delegações oficiais, subsídios familiares, creche, estacionamento, placa GPRS, smartphone e portátil (mesa 3), como efetuar o registo de interesses e a declaração de inexistência de incompatibilidades no Tribunal Constitucional (mesa 4) e a obtenção de algumas edições da assembleia e entrega de uma oferta – um tinteiro de porcelana (mesa 5).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.