Opinião: Somos Eiras e S. Paulo de Frades

Posted by
Spread the love

Ana Carvalhas

Eiras e S. Paulo de Frades são uma parte importante de Coimbra. As duas freguesias, que formam a entrada Norte da cidade, são a segunda área administrativa mais populosa logo após S. António dos Olivais. O movimento SOMOS COIMBRA, o movimento do coração, liderado por José Manuel Silva, candidato às autárquicas no concelho de Coimbra, está presente em Eiras e S. Paulo de Frades.

O SOMOS COIMBRA vai estar próximo dos residentes nesta área da cidade, declarando-se pronto a trabalhar no sentido de promover uma vida mais saudável e feliz para todos. Vamos fazer a diferença porque somos uma lista independente e competente, livre dos interesses dos partidos. Somos uma lufada de ar fresco e faremos a mudança que Coimbra e a União de Freguesias necessitam, com vista à melhoria das condições de vida das pessoas.

Eiras já foi sede de um concelho, sendo a sua história marcada pela existência de uma residência real, onde D. Dinis e a Rainha Santa descansavam. Hoje em dia vive e trabalha aqui muita gente, não só em Eiras propriamente dita, mas também nos bairros do Brinca, Ingote, Rosa, António Sérgio, Lordemão, Loreto, Lôgo de Deus, Monte Formoso, Redonda, Relvinha, S. Apolónia, S. Miguel, etc.

S. Paulo de Frades também é um lugar histórico devido ao seu notável mosteiro cisterciense.

É preciso devolver a Eiras e a S. Paulo de Frades o papel relevante que já tiveram. Queremos que quem chegue a Coimbra encontre em Eiras uma entrada digna: uma Estação Velha completamente nova, que seja o nó de uma rede ferroviária e rodoviária.

Queremos que as pessoas que aqui residem disponham de bons serviços de saúde e de boas escolas e creches. Queremos mais espaços verdes e parques infantis. Queremos transportes públicos mais funcionais. Queremos segurança nos bairros. Queremos trabalhar com as associações e colectividades. Queremos uma boa qualidade ambiental, nas terras, nas águas e no ar, preservando a Natureza e assegurando a qualidade da agricultura. Queremos defender dos fogos a floresta em S. Paulo de Frades.

Queremos que a zona industrial e comercial de Eiras se desenvolva abrindo mais postos de trabalho, em particular para jovens: Eiras tem áreas de shopping que, limpas, ajardinadas e modernizadas, podem e devem atrair mais gente. Queremos que mais pessoas venham a Eiras e S. Paulo de Frades não só às compras, mas também para se restaurarem, conhecerem agradáveis sítios naturais e de cultura. Além disso, Eiras e S. Paulo de Frades têm festas tradicionais que podem ser ainda mais atraentes.

Com esse objectivo vamos trabalhar com a Câmara Municipal de Coimbra. A nossa União de Freguesias merece mais e terá decerto do Presidente José Manuel Silva maior atenção do que teve até agora. Somos Coimbra e a nova Câmara de Coimbra vão ajudar-nos a ser uma área onde apeteça viver.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.