Opinião – Jogadores de “bisca lambida”

Posted by
Spread the love
Luís Santarino

Luís Santarino

Desde o mês de Julho que vinha a alertar que o Partido Socialista poderia perder as eleições. Semana após semana fui deixando alguns sinais.

21 de Julho – Em política não existem divergências insanáveis. Eu continuo a acreditar que voltaremos aos princípios e aos valores, onde a tolerância assumirá um papel central. Incomodam-me as pessoas que não têm uma linha de conduta. Precisamos de um novo “mundo” político com gente que não trai, que olha olhos nos olhos, que assume a sua diferença e nada reivindica, que agarra os desavindos. A multidão acha que um homem pode sentir o mesmo que ela própria. É por isso que os eleitos são excelentes como indicativo, como fontes de informação, mas detestáveis ou inúteis como seus representantes.

29 de Julho – Nunca na política como na vida se pode depender de terceiros. Quando assim é, perde-se vontade própria e aquilo que poderia ser uma ideia e um desígnio, transforma-se numa cedência. Quanto analfabetismo anda por aí! No meio de tudo isto vale ao PS a má governação do PSD/CDS. Pode perder, mas se ganha…

06 de Agosto – Amanhã, dia 4 de Outubro, quem joga?

12 de Agosto – A última notícia – metro ligeiro de superfície – é que os autarcas do distrito de Coimbra, direi até da região Centro, ajoelharam, capitularam definitivamente. Será que Portugal é um país de incompetentes…por ignorantes? Estavam à espera que eu escrevesse sobre os cartazes do Costa? Nada. Nessa não me apanham!

20 de Agosto – AS GAIVOTAS SÃO SURDAS
Os mais fieis de Seguro diziam que o poder lhes acabaria por cair no regaço. Afirmo e reafirmo que em política não há kamikazes. A direita, esfrega as mãos de contente, dada a clara incapacidade dos socialistas gerirem as suas vaidades. O Partido Socialista não aprende com a história; nem com a sua história recente. Na verdade, é o PS que está a entregar de novo e em bandeja dourada o governo à coligação. Só que desta vez os socialistas que não se iludam, porque não voltarão ao poder nos próximos 20 anos.

02 de Setembro – ANTÓNIO COSTA É CONFIÁVEL
Eu quero que a campanha eleitoral me deixe saudades. Não se pode “vender a alma ao diabo” a troco de uns votos. Só existem duas forças políticas que conseguirão formar governo. O resto é fantasia. Com o abandono – da política – de homens e mulheres de bem, ficam os que não cumprem com a nobre função.

09 de SETEMBRO – O “DIA D” É HOJE?
Será desejável debater o futuro. O cidadão comum, com o país em crise, tende a ser conservador. A coligação quer discutir as questões económicas. O PS deverá fugir dessa discussão.

16 de SETEMBRO – O DEBATE QUE NÃO FOI…FOI O VAZIO!

01 de OUTUBRO – 800 ANOS DE ESPERANÇA, COM ESPERANÇA…EM ESPERANÇA!
Os teimosos em política perdem sempre. Na verdade, só poderá haver um vencedor, em dois. Vença quem vencer e perca quem perder, estarão condenados a entender-se Não é por eles. Será por todos os que continuam a confiar na esperança que teimamos em não perder já lá vão mais de 800 anos.

08 de Outubro
Se o PS aceitar integrar o governo com PSD e CDS, poderá colocar em prática algumas políticas que defendeu e condicionar algumas das medidas da coligação. Se ficar de fora, a “ver a banda passar”, dentro de alguns meses poderá estar a um passo de ser o PASOK versão portuguesa.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.