Vila Nova de Poiares: “O maior traço distintivo é o orgulho que sentimos em dizer que somos poiarenses”

O Dia do Município assinala 127 anos da restauração definitiva do concelho. Que importância tem esta comemoração?
É um dia em que celebramos a nossa identidade poiarense. Costumo dizer que é o dia mais importante para os poiarenses. São 127 anos depois da restauração definitiva do concelho, foi essa a data escolhida para sinalizar o feriado municipal, que se celebra a 13 de janeiro. Naturalmente, é neste dia que exaltamos todo o orgulho e honra que temos em ser poiarenses, bem como todo o amor que temos pelo nosso concelho.
Quantas pessoas e entidades vão ser homenageadas durante a sessão solene?
Homenageamos pessoas e entidades que se tenham destacado no âmbito da sua atividade e que tenham contribuído, no fundo, para engrandecer Vila Nova de Poiares em vários aspetos. Vamos entregar a Medalha de Mérito de grau Ouro do nosso concelho a oito entidades, seis pessoas e duas entidades coletivas.
Vamos homenagear o senhor Manuel Lobo, antigo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Poiares, o Gonçalo Henriques, piloto de rali que é bicampeão nacional em duas rodas motrizes, a Soraia Almeida, uma jovem empreendedora que tem o projeto Aquarela, que promove atividades e dinâmicas com crianças relacionadas com a nossa cultura. Temos ainda a professora Ana Batista, presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, que tem mais de 20 anos de serviço e dedicação ao nosso concelho, a Ana Souto, técnica da Dueceira e que tem contribuído muito para a promoção do nosso território, e o maestro Jorge Oliveira, da Filarmónica Fraternidade Poiarense, pela sua atividade como maestro e músico.
A nível coletivo, será homenageada a Associação de Especialistas da Força Aérea, o Núcleo de Coimbra, porque ao longo dos anos tem colaborado sempre com o município para perpetuar a memória do acidente aéreo da Serra do Carvalho [1955]. O Centro de Convívio do Carvalho também será distinguido, precisamente por, em 2024, ter comemorado 50 anos de existência. Tem sido uma das coletividades do concelho que mais se tem destacado, em termos de atividades de promoção territorial, e na colaboração com o Município.
Também estão previstas homenagens aos funcionários?
Sim. Vamos homenagear os trabalhadores do município, porque tudo o que nós fazemos depende muito do envolvimento dos colaboradores da Câmara Municipal. Todos os trabalhadores que atingem 15, 25 ou 35 anos de bons serviços são homenageados com medalhas de grau Bronze, Prata ou Ouro, consoante o número de anos de serviço e dedicação. Depois, damos também destaque às empresas e ao tecido empresarial do concelho, que são muito importantes. O nosso concelho tem um grande dinamismo empresarial e este ano temos seis empresas distinguidas pelo IAPMEI com o título de PME Excelência. Essas empresas também vão ser homenageadas.
Pode ler a entrevista completa na edição impressa do dia 14/01/2024 do DIÁRIO AS BEIRAS