Seis alunos do distrito de Coimbra foram “Astronautas por um dia”

Seis alunos do distrito de Coimbra integraram a lista final de 30 jovens que teve a oportunidade, no último domingo, de participar num voo parabólico, promovido pela Agência Espacial Portuguesa.
Com o mote “Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia”, o voo parabólico, executado pela empresa Novespace, decorreu na ilha de Santa Maria, nos Açores, e encerrou uma “aventura” dos jovens estudantes que contou com várias fases.
Inspirada nos processos de escolha dos astronautas, a iniciativa teve várias fases de seleção: 1.ª Fase – Inscrição e Apresentação; 2.ª Fase – Memória, Velocidade e Raciocínio Espacial; 3.ª Fase – Aptidão Física; 4.ª Fase – Entrevista e 5.ª Fase – Fase Final.
A fase final decorreu entre os dias 18 e 21 de setembro. Para além do aguardado voo com gravidade zero, nos Açores os estudantes tiveram formações com a Agência Espacial Portuguesa e a Ciência Viva, efetuaram uma visita à EB1/ Jardim de Infância do Aeroporto, em Vila do Porto, e tiveram uma prova de orientação na Reserva Florestal de Recreio das Fontinhas.
Antes do voo no Airbus A310, os participantes ficaram a conhecer a RAEGE-AZ-Associação RAEGE Açores e o teleporto.
Mergulhos na Praia Formosa ou uma ida ao cinema, para a antestreia do filme “O Espaço Entre Nós”, de Miguel Gonçalves Mendes, numa sessão que contou com a presença do astronauta Andreas Mogensen, da ESA – European Space Agency, foram atividades mais lúdicas que marcaram a edição 2025 do “Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia”.
Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital de hoje (26/09/2025) do DIÁRIO AS BEIRAS