Romance de Maria Natália Lima é apresentado sábado em Coimbra
O livro “Eu/Ele e Eu”, de Maria Natália Lima (1926-2006), editada pela Âncora, vai ser apresentado, por Cristina Robalo Cordeiro, no sábado, 23 de abril, pelas 16H00, na Livraria Almedina Estádio Cidade de Coimbra.
A obra faz parte de um volume agora editado, que, além deste inédito, reúne também os títulos “Os Outros” e “Eu/A Liberdade”, publicados pela autora em 1974 (antes do 25 de Abril) e 1977, respetivamente, agora reeditados.
“Escritos ao longo de pouco mais de vinte anos, os romances descrevem a história de uma família que viveu as três últimas décadas do século passado em Portugal”, refere um dos dez filhos da escritora, que decidiram agora reunir a trilogia (“Ele e Eu”) num só volume.
“Os dois livros que escrevi [“Os Outros e Eu” e “A Liberdade e Eu”] não foram propriamente para crianças, mas para adolescentes – embora crianças os tenham lido, parece que com gosto. Surgiram da minha relação com gente nova em casa (filhos), na escola (alunos) e em movimentos de campos de férias em que participei ativamente”, explicou, no segundo livro, Maria Natália Lima.
O último, “A Liberdade e Eu” foi uma tentativa de refletir com gente nova algumas das mudanças que o 25 de Abril trouxe à sociedade portuguesa”, acrescentava, adiantando que, na ocasião já preparava “o terceiro volume desta série, “Ele e Eu”, que tenta ser uma reflexão sobre os jovens e o Amor”.