Região de Coimbra recebe 1,7 ME para apoiar municípios
A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra viu aprovada uma candidatura a fundos comunitários, no valor de cerca de 1,7 milhões de euros, para apoiar os municípios nos custos resultantes do combate à covid-19.
Segundo um comunicado da CIM Região de Coimbra, a candidatura foi aprovada pelo Fundo Social da União Europeia, “no valor de 1.757.772,91 euros”.
A operação que foi financiada a 100% pretende “compensar os municípios dos encargos que foram realizados, com o objetivo de conter e limitar a pandemia da covid-19, designadamente na preparação, proteção e apoio à população e, em especial, aos grupos mais vulneráveis”, lê-se na nota de imprensa enviada à agência Lusa.
A CIM Região de Coimbra tem desenvolvido um conjunto de ações com os municípios, nomeadamente no que diz respeito à aquisição de equipamento de proteção individual, implementação de planos de testagem, assim como serviços de apoio às populações afetadas pela covid-19.
Durante o ano de 2020, a Comunidade Intermunicipal criou uma Reserva Estratégica Intermunicipal com equipamentos de proteção individual, de modo a apoiar os seus municípios.
A CIM Região de Coimbra, cuja população ronda os 400 mil habitantes, é constituída pelos municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares, todos no distrito de Coimbra, além de Mortágua, distrito de Viseu, e Mealhada, distrito de Aveiro.
A covid-19 provocou em Portugal, desde março de 2020, 18.430 mortos e foram contabilizados 1.144.342 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.