diario as beiras
Coimbra

Presidente da ESTeSC rejeita rivalidades e defende “união inteligente” entre UC e IPC

08 de janeiro de 2026 às 10 h29
0 comentário(s)
DB/Ana Catarina Ferreira

Graciano Paulo, presidente reeleito da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC-IPC), defendeu ontem que o futuro do ensino superior português depende da cooperação estratégica entre instituições, e não da “competição estéril” que, diz, enfraquece o sistema.

Durante a cerimónia de tomada de posse para o segundo mandato, que decorreu no auditório da escola, o docente apelou à “união inteligente” entre o Politécnico de Coimbra (IPC) e a Universidade de Coimbra (UC), sublinhando a importância de uma visão partilhada para o desenvolvimento da cidade e da região. “A nossa afirmação não se faz contra ninguém, faz-se com os outros, ao serviço do país e da saúde das populações”, afirmou.

Para o presidente reeleito, Coimbra “não é apenas um lugar, é uma ideia de conhecimento, de memória e de futuro”. Nesse sentido, considerou essencial que a UC e IPC trabalhem em complementaridade, respeitando as suas missões distintas, mas convergindo numa estratégia comum: “Juntas, tornam-se o maior ativo estratégico da cidade e da região; separadas, enfraquecem-se.”

Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital de hoje (08/01/2026) do DIÁRIO AS BEIRAS

Autoria de:

Patrícia Cruz Almeida

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Últimas

Coimbra