diario as beiras
Coimbra

População ajuda bairro do Monte Formoso a eternizar o 25 de Abril em Coimbra

31 de maio às 09h26
0 comentário(s)
Associação já completou 14 anos de existência

 

Em apenas uma semana, a Associação de Moradores do Monte Formoso (AMMF) conseguiu atingir a verba necessária para instalar um painel de azulejos no bairro, no âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril.
A recolha de fundos, que decorreu através de uma campanha de crowdfunding, propunha-se atingir 551 euros, objetivo que foi cumprido. O painel tem um custo total de 1.600 euros, mas metade do valor será garantido pela União de Freguesias de Eiras e São Paulo Frades.
Inspirado e autorizado numa imagem da Associação 25 de Abril, o mural será instalado, em setembro, na parede do jardim Monte Formoso na rua Cidade de Poitiers.
Ainda no âmbito destas comemorações, a AMMF está a preparar a construção de um “Memorial abrigo” para recordar episódio de 12 de abril de 1975, em que a primeira comissão de moradores desviou um autocarro dos Serviços Municipalizados de Coimbra para a
rua Cidade de Salamanca, no Monte Formoso, mantendo-o retido durante o fim de semana para reivindicar o direito ao transporte público.
A construção do memorial/abrigo traduz-se, na prática, “numa paragem de autocarro dos SMTUC, “com características específicas e diferenciadas”, que será objeto de um projeto artístico. A obra será inaugurada a 12 de abril de 2025, numa parceria com o município e outras entidades
Estes são apenas projetos que marcarão o futuro da associação que comemorou, no passado fim de semana, o seu 14.º aniversário, com um convívio que contou com a presença do presidente da autarquia.
José Manuel Silva não deixou de salientar o dinamismo da AMMF, o que contribui para que o Monte Formoso seja “um dos melhores sítios da cidade para se viver”.
O autarca referiu ainda que, no futuro, aquela zona será beneficiada pelo projeto da Estação Intermodal de Coimbra, que vai ter “um impacto muito positivo” no bairro.
Também Paulo Lobo, presidente da associação, perspetivou o futuro com confiança e determinação. Para o dirigente, “a melhoria das acessibilidades em todo o bairro passa pela requalificação de passeios e pela construção da ponte pedonal e ciclável (que ligará o Monte Formoso ao jardins da Casa do Sal)”. Esse é, aliás, um objetivo central que está “no topo das prioridades”.

Toda a informação na edição impressa e digital de hoje, sexta-feira, 31 de julho do DIÁRIO AS BEIRAS

Autoria de:

Patrícia Cruz Almeida

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Últimas

Coimbra