Figueira da Foz
Pedido para prospeção de caulino em Vila Verde

Depois da tentativa de exploração de caulino nas freguesias de Ferreira-a-Nova e Bom Sucesso, inviabilizada pela oposição popular e política em 2014, é agora a vez de uma empresa fazer prospeções na freguesia de Vila Verde, na zona de Feteira.
Neste momento, está a decorrer a consulta pública do pedido de atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de minerais de areias siliciosas e argilas especiais, nomeadamente caulino, para a área designada Feteira, lê-se no editar Direção-Geral de Energia e Geologia.
O pedido para a realização das sondagens nos terrenos foi apresentado pela empresa Aldeia, S.A., com sede no concelho de Leiria.
Notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS de 17/07/2024
Estranhamente, cada vez que o PSD com o PP (de partido aos pedaços) na fórmula PAF ou AD chegam ao poder, lá vem o caulino à baila… O ideal era transformar Portugal numa mina a céu aberto e fazer por cá com as concessões de exploração mineral aquilo que de bem se faz na Guiné-Konacri com a exploração da bauxite (mineral que depois de refinado, dá origem ao alumíinio)… Afinal, já faltou mais para sermos um país Africano na Europa… E o governo até colabora com quem para cá se vier instalar para esse efeito… E até vem aí uma borla fiscal a caminho com uma descida da taxa de IRC de 2 pontos percentuais… Ouro sobre azul…
Quando pagarem a areia que vem das minas de caulino, ao preço do ouro vao implorar para as ter. As casas ja estão baratas.