Opinião: “Queimar” saudades de forma solidária
Está a decorrer em Coimbra a “Queima das Fitas”, incontestavelmente a mais animada e a mais famosa das festas académicas do País.
Os festejos, intensos, para além de envolverem os actuais estudantes, atraem à cidade dezenas de milhares de forasteiros. Uns vêm ser testemunhas orgulhosas da progressão escolar dos seus “rebentos”, outros são atraídos pelos nomes sonantes dos espectáculos musicais.
Mas vêm também muitos antigos estudantes, de várias gerações, em busca dos tempos e dos espaços de uma mocidade longínqua, em que eles próprios aqui foram adquirindo a sua formação académica, conquistando amores mais ou menos efémeros e, sobretudo, fazendo amizades que se mantêm pela vida fora.
Coimbra caracteriza-se, desde há séculos, por este sortilégio de marcar, para sempre, quantos aqui passam os melhores anos das suas vidas. Por isso voltam, sempre que podem, em devota romagem aos lugares onde foram felizes e onde as boas recordações amenizam e disfarçam a inelutável erosão com que o tempo castiga a longevidade.
E é vê-los por aqui, nesta altura, desfilando no cortejo – com mais alegria do que agilidade… – a colorir as ideias e a arejar as fitas esmaecidas; ou em reuniões de curso, onde o passado se recria em doces e estimulantes memórias…
É para homenagear estes ex-alunos da coimbrã “Alma Mater”, secular escola da vida, que a Comissão Organizadora da Queima das Fitas volta a incluir o “Dia do Antigo Estudante” no cartaz deste ano.
Será no próximo sábado, dia 1 de Junho, na Praça da Canção, com um programa aliciante, que promete convívio retemperador.
Assim, ali haverá, a partir das 20 horas, um “Jantar de Gerações”, com o preço de 13 euros por pessoa.
E, após o repasto, um espectáculo, cujo ingresso custa apenas 10 euros, com dois concertos preenchidos por nomes reputados no mundo da música: um deles está a cargo de Rui Veloso, o outro da banda “Excesso”.
Estes dois momentos que encerram a “Queima das Fitas 2024”, ambos com módico dispêndio, têm um objectivo precioso, a acrescentar ao convívio fraterno: parte da receita reverte para o “Fundo de Acção Social António Luís Gomes”. Trata-se de um fundo criado para apoiar estudantes em situação de comprovadas dificuldades, de forma a impedir que se vejam forçados a abandonar os estudos.
A AAEC – Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra, congratula-se com esta iniciativa, digna de rasgados encómios, felicita os seus promotores e apela a que haja uma participação muito significativa.
Os Associados da AAEC podem inscrever-se da forma habitual (através do telefone 916 867 216 ou do e-mail aaec@aaec.pt ).
Os outros interessados em participar podem adquirir os respectivos ingressos on line, em https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/138871-queima_das_fitas_2024_dia_do_antigo_estudante-praca_da_cancao/
Que sejam muitos e de gerações várias os que, no próximo sábado, peregrinem até à Praça da Canção (Choupalinho) para “queimar” saudades nesta jornada solidária!