Opinião: “Justifica-se haver várias coletividades na mesma freguesia com atividades semelhantes?”
SIM
Nem faz sentido querer de outra forma. O direito de livre associação é uma garantia básica do exercício da democracia e de realização dos indivíduos em sociedade. Foi uma das maiores conquistas do 25 de Abril!
Coletivismo é voluntariado, espírito de grupo, amor à camisola. A coletividade é um espaço onde se partilham alegrias e tristezas. É como uma pequena comunidade onde reina o espírito familiar. Se cada família tem a sua dinâmica e forma de estar próprias, é natural que num mesmo local haja diferentes afinidades e formas de promover o mesmo. E isso é positivo para quem beneficia porque pode escolher onde se sente melhor.
As coletividades são veículos de tradições, cultura, desporto, espaços intergerações e de socialização que dão vida à comunidade e sentido de pertença aos seus associados. Só pode ser enriquecedor para o concelho tais valores estarem multiplicados em cada freguesia. Na Figueira existem cerca de 200 associações com muitas semelhanças e diferenças entre si e isso é um desafio para os poderes públicos, a quem muitas vezes substituem.
Um desafio que tem sido, durante os últimos anos, encarado com muita seriedade, de modo a que todas sejam tratadas de forma justa, de acordo com as suas especificidades, para que tenham as mesmas oportunidades de realizar o seu objeto que é, no fim de contas, o de serem importantes pilares das comunidades em que se inserem.
(Pode ler a opinião na edição impressa e digital)