Opinião: Bruxelas é portuguesaC

Há alturas do ano em que Bruxelas é mais portuguesa do que o habitual. Abril e Junho são épocas fortes desta Portugalidade.
Além das muitas iniciativas relacionadas com os 50 anos do 25 de Abril, que continuam a decorrer ao longo deste simbólico ano, este fim-de-semana decorreram as celebrações do Dia de Portugal na Bélgica.
A habitual chuva deu tréguas para dar lugar a esta gigantesca festa, que aconteceu num bonito parque, o Bois de la Cambre, com um imenso banho de multidão. É sempre impressionante observar a quantidade e a diversidade de Portugueses que a capital da Europa alberga. Também bonito é ver como os belgas simpatizam com a comunidade lusa, e não perdem a oportunidade de participar também nestas iniciativas.
O evento é anualmente organizado pela FAPB, Federação das Associações Portuguesas na Bélgica, reunindo stands das diferentes entidades culturais e as tradicionais barraquinhas de comes e bebes portugueses. Foi a primeira vez no ano que se sentiu o cheiro a sardinha assada, além da chouriça, bifanas e outras estrelas típicas da gastronomia nacional. No palco, música tradicional, fado e a etnografia que caracterizam o nosso país.
Diferentes entidades associam-se ao evento, como a Embaixada de Portugal na Bélgica, mas também as autoridades locais marcaram presença, valorizando e enaltecendo a importância da presença dos portugueses neste país. É uma boa altura para sentir não só o orgulho nacional, mas também a saudável integração da nossa comunidade na Bélgica.
E ainda falta o fim do mês, com tradicionais festas dos Santos a acontecer em diferentes bairros mais povoados por Portugueses. O cheiro a sardinha assada vai continuar a fazer-se sentir no centro da Europa!