diario as beiras
Geralopiniao

Opinião: A novela da Maternidade!

26 de outubro às 11h06
1 comentário(s)

Aquilo que poderia ter sido o prenuncio de uma história de eficácia e de boa gestão dos recursos do Estado, teve o seu início pela mão de Paulo Macedo, há data Ministro da Saúde do Governo de Passos Coelho, quando apresentou a construção da Nova Maternidade de Coimbra no Perímetro dos Hospitais da Universidade de Coimbra.
Das eleições legislativas de 2015 e da nova maioria de esquerda, resultou um novo Governo liderado por António Costa. Até se poderia pensar que, com a transição entre Governos, este projeto seria esquecido. Mas não, visto que em 2016 o Ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes veio também anunciar a construção da Nova Maternidade de Coimbra no Perímetro dos Hospitais da Universidade de Coimbra.
Se tudo parecia caminhar bem, tinha que aparecer aquela personagem que nos filmes é designada de “vilão”, a pôr o pau na roda e a contestar a localização escolhida. Foi então designada uma equipa de trabalho para estudar qual a melhor localização para a Nova Maternidade.
Convêm recordar que esta equipa de trabalho na sua composição, tinha um elemento indicado pelo “vilão”. Assim, todos ficamos boquiabertos quando esta equipa escolheu por unanimidade a implantação da Nova Maternidade no perímetro dos Hospitais da Universidade de Coimbra.
Tudo poderia ter ficado resolvido, não fosse mais uma vez o “vilão” continuar a contestar a localização escolhida.
Após as eleições autárquicas, no último debate parlamentar com o Primeiro-Ministro, este anunciou que a Nova Maternidade ia mesmo avançar, conforme tinha afirmado numa ação de campanha em Coimbra.
Neste debate tive oportunidade de o questionar se a localização já estava escolhida pelo Governo, tendo este respondido afirmativamente.
Sendo a escolha do Governo, é também a escolha do Partido Socialista. Assim, também não deixa de ser algo ridículo que o “vice-vilão” venha agora atirar pedras à solução, procurando enganar os eleitores, como se o Partido Socialista concelhio fosse uma organização política completamente à parte do Partido Socialista.
Assim, em jeito de conclusão está à vista de todos os papéis negativos do “vilão” e do “vice-vilão” nesta história. A única parte boa é que finalmente Coimbra vai ter uma Nova Maternidade.

A minha actividade durante a semana passada
– Centrou-se na Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território e na Comissão de Agricultura e Mar. Participei no debate sobre os Projetos de Lei que visam a proibição das corridas de cães.

Pode ler a opinião de Paulo Leitão na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS

Autoria de:

1 Comentário

  1. Luís Campos diz:

    “à data Ministro” e não “há data Ministro”. A localização das letras do alfabeto também deviam interessar a quem pretende opinar.

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Geral

opiniao