Passe 24 horas
Aceda a todos os artigos durante 24 horas.
Entrar para comprar acesso 24h
Vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Miguel Antunes | Fotografia: Ana Catarina Ferreira
O vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Miguel Antunes, assumiu como objetivo tornar Coimbra na “porta de entrada” de toda a região. A dinamização do rio Mondego e captação de grandes eventos internacionais são prioridades do atual executivo.
Coimbra ainda é um concelho de turismo de um só dia, dificultando a estadia dos turistas nas unidades hoteleiras da cidade?
Durante muitos anos Coimbra esteve associada a visitas de curta duração, muito centradas na Universidade, na Alta e nalguns dos principais monumentos da cidade. Hoje, o desafio é diferente. O nosso objetivo já não passa apenas por aumentar o número de dormidas em Coimbra, mas por afirmar a Região de Coimbra como um destino turístico integrado, capaz de reter visitantes durante vários dias através de uma oferta diversificada e complementar.
Coimbra assume neste contexto um papel fundamental enquanto porta de entrada da região. Pela sua centralidade, acessibilidades, capacidade de alojamento, equipamentos culturais, oferta gastronómica e programação de eventos, é frequentemente o primeiro ponto de contacto dos visitantes com o território. Mas aquilo que procuramos é que Coimbra funcione também como uma montra da região.
Estamos a trabalhar para reforçar fatores que aumentam a permanência média dos visitantes, nomeadamente através da captação de grandes eventos, congressos, encontros empresariais, iniciativas científicas, culturais e desportivas. O setor MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) assume aqui um papel absolutamente estratégico, porque permite atrair públicos com maior capacidade de permanência e consumo turístico.
Coimbra dispõe de ativos únicos: património mundial, conhecimento, cultura, saúde, inovação, gastronomia, recursos naturais e uma localização privilegiada. O desafio é transformar estes ativos numa experiência integrada que se prolongue a toda a região e que gere mais valor económico para o território.
Aceda a todos os artigos durante 24 horas.
Entrar para comprar acesso 24hAceda à edição online do jornal durante 1 mês.
Aceda à edição online do jornal durante 6 meses.
Poupe 70€ em 6 meses
Aceda à edição online do jornal durante 12 meses.
Poupe 142€ por ano
Ainda não tem conta? Criar conta gratuitamente