Motoristas dos SMTUC agendam greve para a semana das autárquicas
Os motoristas dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) aprovaram ontem a marcação de uma greve para a semana das eleições autárquicas. A proposta coube a um dos funcionários da empresa em frente aos Paços do Concelho e obteve a concordância da grande maioria dos trabalhadores presentes nesta ação promovida pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local.
A deslocação dos motoristas para a porta do município aconteceu logo a seguir a um plenário que os motoristas realizaram junto aos SMTUC e onde foi, também, aprovado um documento onde é recordado que “com a destruição das carreiras pelo Governo Sócrates e a criação de três carreiras gerais, os motoristas dos SMTUC viram o seu posto de trabalho desvalorizado”. Desta forma, e segundo o dirigente sindical João Soares, “queremos relembrar o presidente da câmara e da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) do compromisso feito a estes trabalhadores há quatro anos de pressionar o Governo na reposição desta injustiça”.
A moção tinha como destinatário o presidente da câmara, mas na sua ausência o documento acabou por ser entregue ao chefe de gabinete, Nuno Mateus. A situação não agradou a uma boa parte dos trabalhadores presentes neste protesto onde marcaram também presença dos vereadores da CDU (Francisco Queirós) e do Somos Coimbra (José Manuel Silva) e do candidato do Partido Chega (Miguel Ângelo Marques).
Notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS