Ministra da Saúde visita IPO e explica medidas anti-covid
O anúncio das novas medidas de combate à pandemia da covid-19 acabou por dominar as atenções, na visita ao IPO. Aos jornalistas, Marta Temido admitiu que o objetivo é que possam aumentar, nos cidadãos, a “perceção do risco”, incentivando “medidas não farmacológicas de controlo da transmissão”.
A ministra da Saúde voltou a salientar que a elevada taxa de vacinação dá “alguma tranquilidade” relativamente à doença grave e óbito, mas “o frio, a questão da maior transmissibilidade em ambientais não tão arejados quanto deveriam ser e o convívio associado às festas familiares da quadra natalícia são três elementos de enorme preocupação”.
As medidas “são para agora e passam por cada um de nós, mas também estamos preocupados em criar um espaço a seguir ao Natal de forma que haja uma maior contenção da transmissão e esperamos que até ali consigamos travar a transmissão atual, que é muito elevada”, alertou.
Quatro testes gratuitos para cada cidadão
A governante lembrou que cada cidadão terá direito a quatro testes gratuitos por mês, que podem ser utilizados sempre que visite familiares mais vulneráveis ou antes de encontros ou festas de família.
No novo edifício de Cirurgia/Imagiologia, Marta Temido assistiu a uma breve descrição técnica, feita pelo diretor de Instalações e Equipamentos do IPO, Vítor Neto Vaz, e descerrou uma placa.
28 + 5,8 milhões
A empreitada arrancou a 28 de setembro e traduz um investimento de cerca de 28 milhões de euros. O novo edifício aumentará em 32% a área de prestação direta de cuidados de saúde e melhorará de forma inexorável as condições para a prestação de cuidados.
Já o acelerador linear, ontem inaugurado – mas que já entrou em funções a 14 de junho –, é o primeiro dos dois instalados no IPO, este ano, num investimento global de mais de 5,8 milhões. O objetivo é “garantir a capacidade de tratamento, de forma eficiente, clinicamente efetiva e de acordo com os mais elevados padrões de qualidade técnica e científica”, refere o IPO.
Para a além do equipamento inaugurado, Marta Temido visitou também o segundo acelerador linear, entregue no passado dia 11 de setembro, que atualmente está na fase de commissioning.
Esta visita contou, igualmente, com uma explicação técnica conduzida pelas diretoras dos serviços de Radioterapia, Paula Alves, e de Física Médica, Maria do Carmo Lopes.