Medicamento para tratar hemofilia custou 2,5 milhões ao CHUC

O tratamento hospitalar de doentes hemofílicos exigiu, de uma só vez, um investimento de 2,5 milhões de euros por parte da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra. Trata-se da aquisição de um medicamento específico, utilizado no CHUC, designado Rurioctocog Alfa Pegol e cujo contrato de compra foi publicado esta semana no portal da contratação pública.
Destina-se ao tratamento e profilaxia de hemorragia em doentes de idade igual ou superior a 12 anos, com hemofilia A, ou seja carência congénita de fator VIII de coagulação, o que se traduz na dificuldade de estancar o sangue em caso de ferimentos.
A hemofilia é uma doença hereditária, com incidência de cerca de 1 em 10 mil habitantes. Todavia, em cerca de 30% dos casos de hemofilia não existe história familiar conhecida e a ocorrência presume-se ser o resultado de uma mutação genética espontânea.
Ler notícia completa na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS