Lousã: Serpins celebrou “com orgulho” 510 anos de história
“Foi um domingo emotivo, pautado pelo orgulho de ser serpinense”. É desta forma que o presidente da Junta de Freguesia de Serpins, Paulo Simões, analisa o dia que marcou o 510.º aniversário da freguesia lousanense.
A celebração do Dia de Freguesia de Serpins foi instituída em 2016, por decisão da Assembleia de Freguesia, passando a ser assinalada em finais do mês de fevereiro, data que coincide com a registada no Foral Manuelino outorgado a Serpins, em 1514, por ocasião de uma reforma administrativa de âmbito nacional.
Em 2024, o dia 3 de março foi escolhido para assinalar “uma data simbólica, mas que tem uma importância tremenda para os serpinenses”, destacou o autarca.
O dia especial para a freguesia começou com o hastear da bandeira com guarda de honra pela Associação Filarmónica Serpinense e Agrupamento de Escuteiros de Serpins, junto ao edifício sede da Junta, na Feira dos Bois.
Seguiu-se a homenagem aos anteriores membros do executivo da JF de Serpins, “um ponto alto e emotivo”. Foi prestado tributo a João Pereira, Maria de Lourdes Costa e Pedro Carvalho, este último a título póstumo.
Ler notícia completa na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS