LousãRegião Metropolitana de Coimbra

Lousã homenageia quatro antigos marinheiros que participaram na revolta de 1936

10 de setembro de 2026 às 11 h20
Fotografia: DR

A Lousã, no interior do distrito de Coimbra, presta homenagem no sábado a quatro lousanenses que há 90 anos participaram na Revolta dos Marinheiros, na barra do rio Tejo, em Lisboa, reprimida pela ditadura de Salazar.

Promovida pela Comissão Memória e Tributo, em parceria com a Câmara Municipal da Lousã e cooperativa Trevim, a iniciativa tem como ponto alto a conferência “Lousanenses na Revolta dos Marinheiros 90 anos depois. Memória, resistência e repressão”, às 15:00, na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, a cargo do historiador João Esteves, anunciou hoje a organização, em comunicado.

Na sala da conferência estarão expostas cerca de 25 páginas que o jornal Trevim dedicou ao longo de 30 anos, desde 1996, à investigação e divulgação dos percursos dos quatro sublevados do concelho.

Adira aqui ao canal do WhatsApp DIÁRIO AS BEIRAS

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Últimas

Lousã

Região Metropolitana de Coimbra