Goltz de Carvalho cria gabinete de apoio à mulher com cancro da mama
A Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) Goltz de Carvalho criou um gabinete de apoio à mulher com cancro de mama, com a designação Castelos, o primeiro do concelho da Figueira da Foz. Funciona desde janeiro, à quarta-feira, da parte da manhã, e é gratuito.
Este serviço, coordenado por Cláudia Simões Silva, vice-presidente desta instituição de Buarcos, apoia adolescentes, adultos, idosos e respetivas famílias e, também, o círculo de amizades das pacientes.
Os serviços prestados incidem em diversas frentes, incluindo a saúde mental e a sua prevenção. O gabinete assegura apoio psicológico à doente e respetiva família ou cuidador informal, aconselhamento, encaminhamento e apoio jurídico.
O gabinete Castelos da IPSS promove ainda a participação em programas de “descoberta, resgate e reinvenção”, no espaço Juntas. Este é um grupo de entreajuda.
Por outro lado, o gabinete de apoio à mulher com cancro de mama da Goltz de Carvalho promove ações de informação, sensibilização e formação, bem como atividades comunitárias.
“Aqui, o cancro é abordado de uma outra forma, fora do ambiente hospitalar, mas em perfeita articulação com as instituições de saúde, sem preconceitos ou tabus. A reinvenção acontece e percebemos que nem tudo está perdido. O cancro não é o fim da linha, é o início de uma outra caminhada”, frisou Cláudia Simões Silva, em nota enviada ao DIÁRIO AS BEIRAS.
Ler notícia completa na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS