diario as beiras
Figueira da Foz

Figueira da Foz: Município faz balanço positivo da delegação de competências na ação social

29 de outubro às 09 h23
0 comentário(s)
Foto de Pedro Agostinho Cruz

O Município da Figueira da Foz aceitou em outubro de 2022 a delegação de competências para a ação social.

Em nota de imprensa enviada ontem pela autarquia figueirense, o executivo camarário faz “balanço positivo” de dois anos de trabalho de maior proximidade.

“Desde essa data, [o Município da Figueira da Foz] estruturou uma resposta que preconiza uma intervenção social de proximidade, mais célere e eficaz, junto das pessoas e famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade e exclusão social”, assinala a nota.

De acordo com a vereadora com o Pelouro da Ação Social, Olga Brás, citada na nota, “a crescente complexidade dos problemas sociais coloca aos interventores sociais um conjunto de desafios que devem e têm que ser desconstruídos”.

Por outro lado, Olga Brás frisa que, através dos Serviços de Atendimento e Apoio Social, “foi criado um modelo de resposta assente na capilaridade do território”, permitindo que “seja dada uma resposta de proximidade centrada e orientada nas pessoas e famílias que se encontram numa fase da sua vida em situação de maior vulnerabilidade”.

A autarca destaca ainda que “os problemas encontrados têm sido oportunidades para demonstrar que qualquer munícipe tem oportunidade de melhoria da sua condição de vida”.

Olga Brás, por outro lado, ainda segundo a nota de imprensa, considera que o município tem uma “abordagem integrada em que se tenta compreender o presente, usando estratégias hábeis”. Isto, acrescenta, para que possa, “conjuntamente, tomar decisões informadas sobre o mundo como ele é e, se possível, agir sobre ele, sempre com o foco na melhoria da qualidade de vida daqueles que [que o município serve]”.

Formada equipa multidisciplinar

O Município da Figueira da Foz tem 16 locais de atendimento pelos Serviços de Atendimento e Apoio Social, em instalações protocoladas com juntas de freguesia e uma associação.

A autarquia constituiu, também, uma equipa multidisciplinar, composta por 13 técnicos superiores de serviço social, psicologia e animação socioeducativa.

Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do dia 29/10/2024 do DIÁRIO AS BEIRAS

Autoria de:

Jot'Alves

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Últimas

Figueira da Foz