Espanha vence Portugal e revalida título europeu de hóquei em patins feminino
Espanha revalidou ontem, pela sexta vez consecutiva, o título de campeã europeia de hóquei em patins feminino ao derrotar Portugal por 5-3, na final do Campeonato da Europa, que decorreu no Pavilhão Municipal do Luso, na Mealhada.
Num jogo emotivo com mais de meio milhar de pessoas a assistir nas bancadas, a seleção espanhola entrou com uma pressão muito forte em pista e aos 15 minutos já vencia por 4-0.
O primeiro golo foi marcado aos três minutos, por Aina Florenza, e um minuto depois Laura Puigdueta aumentou a vantagem, em jogada de ataque.
Sara Roces, a melhor marcadora da seleção espanhola neste Campeonato da Europa, aumentou para 3-0 aos 13 minutos, num grande remate ao ângulo da baliza portuguesa.
A seleção espanhola, que passa a deter sete títulos europeus, fez o 4-0 aos 15 minutos, por Marta Piquero, num remate de meia pista.
A seleção nacional, finalista vencida nestas cinco últimas edições, reduziu aos 23 minutos, por Marlene Sousa.
No segundo tempo, Portugal surgiu muito mais perigoso, a remeter a Espanha para a sua meia pista, e voltou a marcar aos 34 minutos, por Rita Batista, num grande remate na zona central.
Um minuto depois, Espanha aumentou para 5-2 por Sara Roces, melhor marcadora deste Campeonato da Europa, com 12 golos.
Portugal ainda reduziu para 5-3 aos 43 minutos, por Maria Sofia Silva, a culminar uma excelente jogada de ataque.
A três minutos do fim, a equipa das quinas ainda beneficiou de um livre direto, a castigar a 10.ª falta de Espanha, mas na conversão Joana Teixeira não conseguiu marcar.
A Espanha é recordista com sete títulos, incluindo os seis últimos, seguida de Portugal, com três, Itália e Alemanha, com dois, e França, com um cetro.