Empresa israelita vai assegurar os transportes públicos na Região de Coimbra

A empresa Busway, subsidiária do grupo israelita Afifi, venceu o concurso para os transportes públicos rodoviários da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.
O júri propôs a adjudicação dos três lotes de transportes rodoviários a concurso à Busway, por cerca de 40 milhões de euros (mais IVA) para cinco anos de exploração, afirmou à Lusa o secretário-executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, Jorge Brito.
O responsável realçou que o concurso “revelou-se interessante”, com “várias propostas” concorrentes e com “geometrias variáveis”, face à possibilidade de as empresas concorrerem a apenas um, a dois ou aos três lotes (o concurso anterior, lançado em 2021, tinha registado apenas uma proposta e acima do preço base definido na altura).
Valores abaixo do preço-base
De acordo com Jorge Brito, a proposta vencedora do concurso apresentou valores, em média, “20% abaixo do preço-base”, recordando que o contrato, que tem uma duração de cinco anos, prevê ainda uma possibilidade de ser prolongado por mais dois anos (o preço base do procedimento, de 75 milhões de euros, foi definido com a perspetiva da duração máxima do contrato).
O secretário-executivo da CIM da Região de Coimbra esclareceu que a ponderação do vencedor tem por base uma “fórmula combinada, tendo, entre vários fatores, o preço por produção quilométrica [preço por quilómetro percorrido] e idade média dos veículos” que irão operar.
Jorge Brito aclarou ainda que o valor final poderá ser ajustado, mediante a procura por este serviço de transportes, que poderá torná-lo mais ou menos deficitário.
A proposta de adjudicação, que foi apresentada na sexta-feira em reunião do Conselho Intermunicipal, passará agora por uma fase de habilitação, tendo de receber depois visto do Tribunal de Contas.
Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do Diário As Beiras, edição de 29 de março