Comboios voltam a circular entre Pampilhosa e Vilar Formoso no domingo

19 de abril de 2022. Nesse dia, a circulação de comboios na Linha da Beira Alta foi suspensa para obras de modernização. Volvidos três anos, cinco meses e nove dias, a “nova” linha volta ao ativo, que é como quem diz, retoma o transporte ferroviário de mercadorias e de passageiros.
Depois de vários avanços e recuos, com sucessivos prazos de reabertura que não foram cumpridos, a Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou, na quarta-feira, a retoma da circulação.
“No dia 28 de setembro (domingo) será retomado o serviço de transporte ferroviário de passageiros entre as estações da Pampilhosa e de Mangualde, na Linha da Beira Alta. Com a reabertura deste troço é assegurada a reposição integral da circulação de comboios em toda a extensão da renovada linha, entre Pampilhosa e a fronteira com Espanha, em Vilar Formoso”, revelou a IP.
No mesmo dia entra em funcionamento a Concordância da Mealhada, “uma ligação ferroviária de 3,2 quilómetros que conecta diretamente a Linha do Norte à Linha da Beira Alta”, recorda a mesma fonte. A infraestrutura na Mealhada, sublinha a IP, “simplifica as ligações entre o norte e o interior do país, trazendo benefícios tanto para passageiros como para mercadorias, ao potenciar a ligação aos portos de Aveiro e Leixões e às redes ferroviárias de Espanha e do resto da Europa”.
Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital de hoje (26/09/2025) do DIÁRIO AS BEIRAS