diario as beiras
Coimbra

Coimbra: Fapricela e Universidade Lusófona são “Parceiros de Excelência”

08 de maio às 07 h12
0 comentário(s)
DB/Foto de Pedro Ramos

Os dois prémios “Parceria de Excelência” ontem atribuídos pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), na cerimónia em que assinalou os 104 anos de existência, foram entregues à fábrica Fapricela/Indústria de Trefilaria, e à Universidade Lusófona.

A propósito, o presidente do ISEC, Mário Velindro, defendeu que “é fundamental garantir a captação e retenção de talento, a valorização dos nossos docentes e investigadores, e o reforço de parcerias estratégicas com empresas, autarquias e a sociedade civil”.

Rosinda Teixeira, da administração da Fapricela, agradeceu a distinção e sublinhou que “é importante a relação da empresa com a Universidade e o Politécnico, porque isso é fundamental para o desenvolvimento”.

José Oliveira Santos, diretor do Curso de Engenharia e Gestão Industrial da Universidade Lusófona, deu relevo “ao ISEC, como comunidade que tem progredido como instituição de ensino público, neste caso numa parceria com uma instituição privada, para o bem comum”.

“Crescente exigência por parte da sociedade”

Mário Velindro considerou que “as instituições de ensino superior enfrentam pressões económicas, rápidas transformações tecnológicas e uma crescente exigência por parte da sociedade”, acrescentando que “as escolas de referência, como o ISEC, são chamadas não apenas a formar engenheiros, mas a formar cidadãos críticos, inovadores e comprometidos com um mundo mais sustentável, justo e humano”.

Por seu lado, o presidente do Politécnico de Coimbra (IPC), Jorge Conde, lembrou que está prestes a deixar o cargo – que ocupou durante oito anos – afirmando que, no ano de 2017, encontrou “um Politécnico funcional, mas fragmentado”, acrescentando que, agora, “as escolas acreditam num futuro coletivo”.

Financeiramente, referiu que foram captados 50 milhões de euros e que o orçamento do ISEC subiu de 11,4 milhões em 2017 para 15,9 milhões em 2025.

Autoria de:

António Rosado

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Últimas

Coimbra