Coimbra: Caminhos quer incubadora de cinema no Avenida
DR
O Caminhos do Cinema Português pretende adaptar o antigo Estúdio 1, no sétimo piso do centro comercial Avenida, a uma incubadora para indústrias culturais e criativas, focada em apoiar cineastas e profissionais do audiovisual no desenvolvimento dos seus projetos.
Esta é uma parte do projeto “Indústrias Criativas – Especialização em Cinema e Audiovisual”, que foi submetido ao Programa Regional de Ordenamento do Território da Região Centro (PROT CENTRO). O documento é da autoria da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e está em consulta pública até dia 11 de abril.
Neste projeto, desenvolvido pela associação que organiza o festival Caminhos do Cinema Português, pretende-se que esta incubadora forneça “apoio técnico, consultoria e oportunidades de financiamento, promovendo a competitividade internacional do cinema produzido na Região Centro”.
Em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, o presidente da direção do Caminhos, Tiago Santos, frisou que este projeto pretende “descentralizar o cinema” para poderem existir “mais oportunidades para se trabalhar” na área cinematográfica na região de Coimbra.
“Temos que conseguir garantir que os nossos talentos, formados na Universidade de Coimbra, fiquem em Coimbra porque têm emprego”, salientou.
Pode ler a notícia completa na edição impressa do dia 27/03/2025 do DIÁRIO AS BEIRAS


