Cardeal António Marto “implora” pelo fim da “guerra trágica” e “criminosa”
![](https://www.asbeiras.pt/wp-content/uploads/2024/05/Antonio-Marto.jpg)
O cardeal António Marto – administrador apostólico da diocese de Leiria-Fátima – condenou esta manhã a “guerra trágica e criminosa” na Ucrânia e “implorou” pelo seu fim, durante uma homilia no Santuário de Fátima. “Imploramos o fim de uma guerra trágica e criminosa” , afirmou António Marto, pedindo um cessar-fogo imediato para que a capital ucraniana, Kiev, seja “uma cidade aberta”, disse.
O administrador apostólico junta-se ao Papa Francisco e à Comunidade de Santo Egídio na oração por um “cessar-fogo imediato” e renova o convite a fazer do dia 2 de março, um dia de oração e jejum pela paz na Ucrânia, refere uma nota do Santuário: “Do nosso Santuário manifestamos toda a nossa solidariedade com o povo da Ucrânia que sofre este terrível flagelo”.
Esta semana a Ucrânia esteve presente nas celebrações do Santuário. Na quinta-feira, dia em que a Rússia invadiu o país, rezou-se o terço em ucraniano com a comunidade de monges basilianos que vivem e colaboram no Santuário de Fátima, informa o comunicado. Desde segunda-feira que o Santuário tem uma corrente de oração na recitação do rosário às 12H00, 18H30 e 21H30, correspondendo exatamente a um pedido de António Marto feito no passado domingo. Acresce à oração, o envio de um apoio financeiro para a ajuda humanitária ao povo ucraniano, através da Cáritas portuguesa.