Detido em Pombal suspeito dos crimes de agressão, coação, ameaças e injúrias
Fotografia: DR
Um homem foi detido em Pombal pela alegada prática dos crimes de agressão, coação, ameaças e injúrias contra agentes de autoridade na sequência de um alerta de violência doméstica, anunciou hoje a Polícia de Segurança Pública (PSP).
Segundo um comunicado do Comando Distrital de Leiria da PSP, a intervenção teve início após a polícia ter sido chamada a uma residência, em Pombal, “na sequência de uma situação de violência doméstica”.
“No local, a esposa do suspeito solicitou auxílio, alegando estar a ser ameaçada de morte pelo marido e manifestando receio pela sua integridade física”, refere o comunicado, explicando que “as ameaças proferidas pelo suspeito não se limitaram ao contexto relatado pela vítima, tendo sido igualmente proferidas na presença dos polícias” que acorreram ao local.
Adira aqui ao canal do WhatsApp DIÁRIO AS BEIRAS
A PSP adianta que, no decurso da intervenção, o homem, de 58 anos, “manteve uma postura exaltada e agressiva, dirigindo diversas ameaças e injúrias aos elementos policiais”, não obstante “ter sido advertido de que aquele comportamento poderia constituir” crime.
O arguido acabou por agredir um dos agentes da PSP, agressão “acompanhada de novas ameaças e expressões injuriosas”.
O arguido foi detido e levado para a esquadra da PSP de Pombal, onde “manteve um comportamento agressivo e desobediente”, descreve o comunicado.
“A situação assumiu particular preocupação atendendo ao histórico prolongado de violência doméstica associado ao suspeito, com mais de uma dezena de autos registados relacionados com violência doméstica contra a esposa e a filha”, esclarece a PSP.
De acordo com a PSP, perante a “persistência dos comportamentos agressivos e às ameaças dirigidas” à mulher, foram “identificados fortes indícios de risco de continuação da atividade criminosa, incluindo a possibilidade de concretização das ameaças proferidas” contra aquela.
Presente a primeiro interrogatório judicial, ao arguido foram determinadas as medidas de coação de proibição de aproximação à vítima, assim como o abandono da residência.
A PSP reitera “o seu compromisso com a prevenção e o combate à violência doméstica, bem como com a proteção das vítimas e a atuação firme perante comportamentos violentos ou ameaçadores contra os seus elementos policiais”.
Lembrando que a violência doméstica é um crime público, o Comando Distrital de Leiria da PSP acrescenta que qualquer pessoa que tenha conhecimento de uma situação desta natureza pode e deve denunciá-la e, perante perigo imediato, deve ser contactado o número nacional de emergência, 112.

