diario as beiras
CantanhedeRegião Centro

Cantanhede: Adega comemorou 70 anos com forte aposta na sustentabilidade

02 de dezembro às 09h45
0 comentário(s)
DB/Foto de Ana Catarina Ferreira

“Única adega cooperativa da região, que sobreviveu a crises e tumultos, e que continua a destacar-se no cenário nacional e internacional”, sublinhou o presidente da Adega de Cantanhede, Carlos Reis.

No “Dia do associado” que teve lugar no passado sábado, o responsável máximo pela instituição quis comemorar também o “vinho novo” com um “tributo aos sócios que trabalham a vinha, quantas vezes em condições verdadeiramente adversas”, afirmou, acrescentando que é necessário reconhecer “o esforço e a dedicação que, ao longo de um ano de trabalho, aplicaram no campo, trabalho que se traduz na entrega das uvas, cada vez com mais qualidade, pérolas que a equipa de enologia e demais trabalhadores da adega trataram de vinificar com a arte e mestria conquistadas ao longo de 70 anos”.

Assinalando esta efeméride, a celebração incluiu o descerrar de uma placa com o nome dos 12 fundadores da adega, quatro deles que também tiveram funções de presidente do município, como sublinhou a atual autarca, Helena Teodósio.

Meio milhar de associados em 2024

“Centenas de associados integraram esta adega; registaram-se ciclos áureos de negócio e ciclos de grandes desafios”, reconheceu Carlos Reis, perante uma sala cheia, adiantando ao DIÁRIO AS BEIRAS, que o número de associados ronda, atualmente, o meio milhar, “cada vez mais presentes na vinha, adotando a estratégia que foi delineada, com uma forte aposta na sustentabilidade”.

É uma forma de fazer justiça histórica aos cerca de 100 viticultores, em 1954, “apostaram no cultivo da vinha e na produção de vinhos em escala, numa óptica de grande capacitação para a produção de vinhos a granel”.

Depois, a história fez o seu caminho, com imagem reforçada quando, em 1963, a Adega de Cantanhede foi a primeira, a nível nacional, a engarrafar vinhos com a sua própria marca”.

Mais tarde beneficiou de, em 1979, ter sido criada a Região Demarcada da Bairrada, que “veio materializar a diferenciação e tradição da região na produção de vinhos de qualidade”.

Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do dia 02/12/2024 do DIÁRIO AS BEIRAS

Autoria de:

António Rosado

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Cantanhede

Região Centro