Anadia: Ajuda humanitária a caminho da Ucrânia

O Município de Anadia informou que está a caminho da Ucrânia a ajuda humanitária recolhida pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia, em parceria com esta autarquia do distrito de Aveiro.
Dois camiões com 50 paletes de bens de primeira necessidade e uma ambulância de transporte de doentes, doada pelos Bombeiros de Anadia, seguiram para a Polónia, de onde a ajuda será, posteriormente, canalizada para duas cidades ucranianas: Odessa e Malyn.
A campanha de angariação de bens decorreu ao longo de duas semanas, “tendo tido uma forte adesão da comunidade, tanto a título particular, como ao nível do tecido empresarial”.
“O acondicionamento dos bens e etiquetagem contou também com um conjunto de voluntários do Banco Local de Voluntariado de Anadia e imigrantes ucranianos a residir no concelho que, desde a primeira hora, se predispuseram a ajudar os seus, através desta causa humanitária”, acrescentou.
Medicamentos, produtos de higiene e de primeiros socorros, roupa, calçado e bens alimentares não perecíveis, lanternas, candeeiros de campismo, aquecedores, material informático e equipamentos de comunicação são alguns dos bens que seguem a bordo dos dois camiões.
Para além deste apoio, o Município de Anadia está disponível para acolher 60 cidadãos ucranianos: famílias com crianças e até 10 atletas de alta competição, estes últimos que ficarão alojados no Centro de Alto Rendimento de Anadia – Velódromo Nacional, em Sangalhos.
A autarquia sublinhou que “garante a estes cidadãos apoio social e também a ajuda na integração das crianças em estabelecimentos escolares do concelho”.
“Este apoio estende-se ainda a refugiados provenientes da Ucrânia que sejam acolhidos por famílias já residentes no concelho de Anadia”, concluiu.