diario as beiras
DesportoGeral

Académica: Duelo com o Varzim não terá público

10 de agosto às 11h04
0 comentário(s)

Arquivo-Carlos Jorge Monteiro-Incidentes no jogo amigável frente ao Benfica, em julho de 2019, estão na base do castigo aplicado à Académica

Ainda não será no sábado que a Académica volta a ter público nas bancadas na condição de visitada. Os estudantes, que recebem, na 2.ª jornada, o Varzim a partir das 11H00, foram punidos com um jogo à porta fechada, num castigo relativo ao encontro particular com o Benfica (triunfo dos encarnados no Estádio Cidade de Coimbra, 8-0), disputado a 13 de julho de 2019.
A sanção foi ontem confirmada pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (Liga Portugal), através de comunicado.
De recordar que durante a partida entre estudantes e encarnados foi registado um incidente com um adepto das águias, José Dinis, residente em Coimbra, que sofreu uma fratura da vértebra D12 da coluna. A fratura foi provocada por um empurrão de um adepto alegadamente afeto à Académica.
Na altura, a Polícia de Segurança Pública fez uma detenção e identificou quatro adeptos na sequência destes incidentes.
O castigo tinha sido aplicado pelo Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol e confirmado pelo Conselho de Disciplina da FPF através do processo n.º 6 – 2019-2020. A formação de Coimbra recorreu da decisão para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), mas a entidade confirmou a sanção disciplinar que será cumprida no próximo sábado.

Palco do jogo por definir
Se já há certeza que a Briosa defronta os poveiros sem público, ainda está por definir o local do jogo. A partida não pode decorrer no Estádio Cidade de Coimbra porque o relvado do recinto dos estudantes ainda está a ser substituído.
Segundo foi possível apurar, ontem decorreu uma reunião entre a direção da Liga e a direção academista que teve como intuito “fechar” o local do jogo. As duas partes continuam a dialogar no sentido de “fechar” o recinto para a partida.
A intenção da Briosa passava por utilizar o Estádio Municipal Sérgio Conceição como “palco” para o jogo, mas a Liga não está muito recetiva a aceitar essa possibilidade. O Estádio Municipal de Aveiro, o Estádio João Cardoso, em Tondela, ou o Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, são hipóteses “em cima da mesa”, que agradam mais à Liga, mas que trazem custos acrescidos, para além da deslocação, à Académica. Uma certeza está no facto da partida, segundo os regulamentos das provas profissionais de futebol, ter de ser disputada num relvado natura. Entre hoje e quinta-feira deve ficar definido o estádio para o Académica-Varzim da 2.ª jornada.

Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS

Autoria de:

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Desporto

Geral