Judoca da Académica garante medalha nos Jogos Olímpicos da Juventude
Fotografia: Comité Olímpico Portugal
A judoca portuguesa Sofia Gaspar já garantiu a conquista de uma medalha nos Jogos Olímpicos da Juventude Dakar 2026. A atleta da Académica disputa hoje, durante a tarde, a final da categoria -52kg diante da cazaque Fatima Supygaliyeva, número um do ranking mundial e campeã do Mundo de cadetes em título.
O combate está marcada para as 16H14. Segunda cabeça-de-série do torneio, a portuguesa ficou isenta da primeira ronda da competição, antes de defrontar a belga Viktoria Grigoryan, nos quartos-de-final. Depois de ter visto dois castigos, Sofia Gaspar levou o combate ao golden score, onde conseguiu marcar um yuko para seguir em frente.
Já na meia-final, a judoca derrotou a moldava Alexandra Chiron com um ippon quando estavam disputados apenas 1 minutos e quatro segundos, para garantir a discussão do ouro.
Pela frente, no combate decisivo, Sofia Gaspar terá pela frente a cazaque Fatima Supygaliyeva, número um do ranking mundial e campeã do Mundo de cadetes em título. O combate está marcado para as 16:14.

