Atletismo: Circuitos distritais de Coimbra com mais provas na próxima época
Foto de Pedro Seiça
Os clubes da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra (ADAC) aprovaram, no passado dia 25 de julho, o calendário competitivo para o trail running na próxima temporada.
No total, serão 28 as provas a contar para os quatro circuitos, que se mantêm da época passada, com a exceção da alteração da nomenclatura do das provas mais curtas: era sprint e passa a mini.
A época arranca, agora, mais cedo, logo em outubro, depois de “afinações” no calendário da temporada passada, que tinha previsto, por exemplo, terminar com a prova do Colcurinho Epic Trail, em Oliveira do Hospital, a contar para o circuito de sprint, entretanto “encaixada” no calendário de 2024/2025.
Para além do Colcurinho também o Trilho de S. Miguel, em Liceia, Montemor-o-Velho, foi retirado do circuito da época 2023/2024, mas não aparece na listagem da próxima época, sendo uma das três provas que desapareceram do mapa distrital.
Os Trilhos da Barreira, também no concelho de Montemor-o-Velho, que integraram o circuito curto, a 2 de junho, não constam, este ano, do calendário. Tal como o Blackbulls Trail, em Condeixa-a-Nova, que integrava o circuito longo mas, após duas alterações de datas, nunca chegou a realizar a sua edição de estreia e também não surge no calendário.
As novidades
Por outro lado, há quatro provas novas, ou que são novidade no circuito.
O “Cabanão Trail – O Início”, como o próprio nome indica, é uma estreia. Organizado pela secção de trail running do Domus Nostra, de Portomar – Mira, o evento está marcado para 26 de janeiro e integra o circuito de trail mini.
O Zebra Trail, de Cantanhede, já vai para a 3.ª edição, a 16 de fevereiro, mas entra pela primeira vez no calendário distrital, integrado também no circuito mini.
Duas novidades a começar 2025 e duas a terminar a época.
A 3.ª edição do Trail Vale do Ceira ainda não se realizou – está marcada para 29 de setembro próximo – e integra os calendários nacionais de trail e trail sprint, sendo uma das provas certificadas pela Associação de Trail Running de Portugal. Mas será apenas em 2025, na 4.ª edição, que vai, pela primeira vez, integrar o calendário distrital, no circuito de trail curto.
Por fim, 2025 marca também a estreia do Góis Trail no calendário.
Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do dia 07/08/2025 do DIÁRIO AS BEIRAS


