Figueira da Foz: Proteção Civil destruiu 1731 colónias de vespa velutina em sete anos

Posted by
Spread the love

Desde 2017, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) da Figueira da Foz atacou 1731 ninhos de vespa velutina, destruindo outras tantas colónias, trabalho executado por sapadores florestais. O ano mais produtivo foi 2023, com 531 serviços.
O SMPC da Figueira da Foz tem uma equipa de quatro elementos dos Sapadores Florestais especializada.
O ataque aos ninhos de vespa velutina faz-se com recurso a uma arma de paintball, cujo projétil contém um líquido inseticida, e com uma vara telescópica com eficácia até aos 20 metros de altura. A equipa recorre ainda a meios da câmara municipal, nomeadamente uma viatura com plataforma elevatória.
João Matias, do SMPC, afiançou ao DIÁRIO AS BEIRAS que o tempo médio de resposta de combate aos ninhos, após a receção do alerta, é de dois dias. É dada prioridade a escolas e outros equipamentos sociais e ao interior de habitações.
Por regra, os ninhos atingidos não são retirados porque o inseticida demora vários dias a atuar. Por outro lado, a chuva e o vento acabam por destruí-los. O SMPC aplica a exceção quando estão localizados em equipamentos sociais ou no interior de habitações.

Ler notícia completa na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.