Equipa especializada de Penacova eliminou uma centena de ninhos de vespa velutina em dois meses

Posted by

Mais de 100 ninhos de vespa asiática foram destruídos em Penacova por uma equipa, criada em setembro, no seio do Serviço Municipal de Proteção Civil, anunciou hoje, quinta-feira, a autarquia.

“Dos 246 ninhos desativados no concelho de Penacova, 103 foram já resultado da intervenção da equipa”, refere em comunicado a Câmara de Penacova, presidida pelo socialista Humberto Oliveira, indicando que a multiplicação do inseto, também conhecido por vespa velutina, “afetou sobretudo a produção apícola”.

A equipa “tem de forma célere e eficaz eliminado os ninhos, através da aplicação de inseticida em flecha, com recurso a uma vara de carbono para trabalhar em altura”, adianta.

O autarca enaltece “o apoio fundamental das juntas de freguesia e a parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penacova”, que, no âmbito da sua ação como agente da Proteção Civil local, “cede em alguns casos o seu veículo com plataforma elevatória e respetivo manobrador”, para que os trabalhadores do município “possam intervir na desativação dos ninhos que se localizam em altura superior a 35 metros”.

Na sua opinião, importa também que a população possa “estar mais atenta ao fenómeno, contribuindo para debelar” o problema.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.