Soure: Dinamismo dos clubes “pede” mais equipamentos desportivos no concelho

Posted by
Spread the love

Município de Soure

O que motiva o Município de Soure para a aposta no desporto?

Em primeiro lugar, para contrariar a estatística do sedentarismo, implementamos medidas que promovam a prática estruturada da atividade física, de estilos de vida saudáveis, desde a infância até à idade sénior. Em segundo lugar, olhamos os apoios que damos aos clubes como uma forte aposta no processo formativo dos nossos jovens, atuando os clubes não só como agentes desportivos, mas também como mitigadores do aparecimento de problemas sociais. Por fim, apostamos no desporto, através da realização de várias provas de abrangência nacional, regional e internacional como fator de promoção e divulgação do nome de Soure.

Como têm os clubes acompanhado essa aposta?

Têm sido parceiros essenciais e ativos na melhoria constante da nossa política desportiva, percebendo que a nossa aposta incide, no que aos clubes diz respeito, para além da vertente meramente competitiva, na melhoria das condições das instalações e equipamentos, assim como na certificação das mesmas, na qualificação dos técnicos, na diversificação de modalidades praticadas e na realização de eventos que funcionem como fator de atratividade de pessoas ao concelho.

Quantos clubes e quantos atletas federados conta hoje o concelho?

Atualmente desenvolvem atividade desportiva 15 clubes/associações, nas modalidades de Futebol, Futsal, Bilhar, Voleibol, Pesca Desportiva, BTT, Motociclismo, Ténis de Mesa, Atletismo, Escalada, Xadrez e Columbofilia. Relativamente ao número de atletas contamos com perto de 600.

Como avalia o reflexo da aposta do município e dos clubes nos resultados alcançados?

A avaliação é positiva dado que quantitativamente aumentou o número de atletas nas diversas modalidades e aumentou a oferta em termos de modalidades praticadas no concelho. Em termos qualitativos, nota-se uma evolução, em termos de qualificações, dos técnicos de diversas valências que acompanham e trabalham nos clubes e verifica-se um esforço de grande parte dos clubes em melhorarem condições de instalações e equipamentos, o que parece evidente nas coletividades que integram competições da FPF e que estão ao abrigo de processos de certificação.
Todavia, existe um trabalho que tem de se fazer permanentemente no desenvolvimento do nosso projeto desportivo, onde o trabalho em parceria com os clubes, o “beber” as boas práticas de outros municípios, o trabalhar em rede, por exemplo, através da CIM-Região de Coimbra, Terras de Sicó e “Municípios Amigos do Desporto”, o potenciar o desporto informal o chegarmos de uma forma mais presente à população sénior são, entre outros vetores, desafios que temos de agarrar.

Ler entrevista completa na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.