Condeixa-a-Nova: 10 anos a investir forte no desporto

Posted by
Spread the love

DB/Foto de Miguel Almeida

O que motiva o Município de Condeixa-a-Nova para a aposta no desporto?

A aposta no desporto acontece por uma razão simples: Condeixa foi, durante muitos anos, pouco mais do que um dormitório da cidade de Coimbra mas, nos últimos anos, tem tentado, e creio que tem conseguido, mudar essa imagem. Isto porque as pessoas deixaram de vir dormir e passaram a viver em Condeixa. E uma das coisas que leva a isso é o acompanhamento que fazem dos filhos, nomeadamente, nas atividades desportivas que praticam. Por isso, a nossa aposta logo desde que chegámos à câmara, em 2013, incidiu precisamente neste aspeto, que consideramos ser um dos principais fatores para a fixação das pessoas, evitando a deambulação por outros locais, em busca de apoio e de oferta para os filhos. Mas há mais. É que, para além dos filhos, também os próprios pais, sobretudo se forem adultos jovens, acabam também por procurar atividades desportivas para si.

Os clubes acompanham essa aposta?

O que posso dizer é que a câmara, sem o esforço dos clubes e dos seus dirigentes, não poderia fazer nada, por muito que quisesse. O que aconteceu foi que, com o investimento no apoio aos clubes e ao desporto federado, os próprios clubes sentiram que tinham também de apostar, quer na captação de atletas quer na oferta de condições técnicas e humanas para treino quer, também, ao nível dos dirigentes.

Em 10 anos, os números dão-lhe razão?

Sem dúvida. Veja, por exemplo, que em 2013, quando chegámos à câmara, o apoio municipal aos clubes que têm desporto federado andava à volta dos 40 mil euros e, no ano passado, de 2022, atingimos os 300 mil, ou seja, quase dez vezes mais. Isso proporciona mais facilidades em formar equipas e em diversificar, até, a oferta de modalidades que, de outro modo, certamente não seriam desenvolvidas.

Quantos clubes com atletas federados conta hoje o concelho?

Atualmente, temos 19 clubes com atividade desportiva federada. Mais uma vez vale a pena fazer a comparação com a realidade de 2013, que não tinha mais de quatro ou cinco clubes – o Clube Condeixa, que era o maior, e pouco mais. No que respeita a atletas, estamos a falar em 1431 atletas. Ora, há dez anos, quando aqui chegámos, eram cerca de 400. O que é que isto significa? Sabendo que o concelho de Condeixa tem cerca de 16 mil habitantes, isto significa que quase 10 por cento da população pratica desporto federado. Obviamente que nem todos os atletas que referi serão de Condeixa mas também é certo que há pessoas de Condeixa a praticar desporto fora do concelho, nomeadamente em Coimbra. Por tudo isto, não tenho quaisquer dúvidas de que o rácio de atletas por habitante é, em Condeixa-a-Nova, claramente acima da média nacional.

Notícia completa nas edições impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS assinaturas@asbeiras.pt

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.