Pampilhosa da Serra investe um milhão de euros na requalificação do Cabecinho

Posted by
Spread the love

O município da Pampilhosa da Serra pretende investir cerca de um milhão de euros na requalificação de um espaço próximo na zona central da vila, na margem direita do rio Unhais.

O segundo concurso público, depois do primeiro lançado em 2021 ter ficado deserto, foi hoje lançado em Diário da República, pelo valor de 997,622.75 euros, com um prazo de execução de 365 dias.

A empreitada, designada de Arranjo Urbanístico do Cabecinho, visa melhorar o estado de conservação geral, paisagístico e a funcionalidade de um local “muito acarinhado pela maioria dos pampilhosenses”, referiu o município, numa nota enviada à agência Lusa.

A requalificação urbanística prevê um conjunto de intervenções de reorganização, a serem executadas na margem direita do rio Unhais, como a arborização do local por espécies autóctones e a reparação da levada.

O projeto prevê a construção de um bar de apoio com casa de banho, a recuperação dos antigos moinho e lagar, a colocação de uma parede de escalada, de um campo de vólei de praia e de um escorrega de grande dimensão.

Está ainda prevista a inclusão de uma zona de refeições, de uma pequena bancada, bem como de uma zona de descanso com espreguiçadeiras fixas.

“Como local simbólico de convívio, diversão e lazer adotado por várias gerações de pampilhosenses, o objetivo é conferir ao espaço a dignidade que lhe é devida, aliando a modernidade ao enorme valor histórico”, salientou o município.

Aquela autarquia serrana frisou que se trata de um projeto que reflete a aposta continuada no turismo de natureza, assente na promoção de características como a qualidade do ar, da água ou da imponência paisagística, considerados com os verdadeiros luxos do século XXI.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.