Novos concursos vão ter 500 ME de fundos europeus para investimento na região Centro

Posted by
Spread the love

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-Centro) anunciou que novos concursos vão disponibilizar 500 milhões de euros de fundos europeus para investimento neste território que compreende 100 concelhos.

Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, a CCDR-Centro explicou que o Comité de Acompanhamento do Programa Regional do Centro (Centro 2030) reuniu-se na quarta-feira, em Coimbra, “para aprovar os critérios de seleção de várias tipologias de investimento, o que vai permitir lançar novos concursos a curto prazo”.

Citada na mesma nota, a presidente da CCDR, Isabel Damasceno, explicou que “o Programa Centro 2030 já arrancou”, tendo sido aprovados oito milhões de euros para o ensino superior”, prevendo-se que, até ao primeiro semestre de 2024, sejam colocados à disposição da Região Centro cerca de 500 milhões de euros de fundos europeus.

“O Comité de Acompanhamento decorreu muito bem, com um excelente nível de debate e participação”, disse Isabel Damasceno, salientando que, com a aprovação dos critérios de seleção dos investimentos, vai ser possível abrir novos concursos, por exemplo, para escolas, regeneração urbana, sucesso educativo e áreas de acolhimento empresarial.

Já relativamente ao Programa Centro 2020, a presidente da CCDR-Centro referiu que “2023 foi um ano de forte execução”, destacando que foram “ultrapassados os 90% de execução em outubro”.

“Nesta reunião, destacámos a importância de acelerar a execução do Centro 2020, para chegar aos 100% de execução”, declarou.

Nesta reunião, estiveram representantes da Comissão Europeia, Agência para o Desenvolvimento e Coesão, organismos intermédios dos sistemas de incentivos, comunidades intermunicipais e de grupos de ação local, além de vários parceiros regionais, como associações empresariais, sindicatos, municípios, universidades e politécnicos.

“O Programa Centro 2030, que dispõe de 2,2 mil milhões de euros de fundos europeus para financiar investimentos na região, estrutura-se em cinco objetivos estratégicos: Centro mais competitivo e inteligente, Centro mais verde, Centro mais conectado, Centro mais social e inclusivo, e Centro territorialmente mais coeso e próximo dos cidadãos”, acrescentou a CCDR.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.