IPSS investe 2,1 ME em estrutura residencial para idosos no concelho de Soure

Posted by
Spread the love

DR

A Associação Cultural Recreativa e Social de Samuel, no concelho de Soure, vai investir mais de 2,1 milhões de euros na construção de uma estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI), que deverá estar concluída em 2025.

“Tudo isto melhora com a obra, mesmo o centro de dia e o apoio domiciliário aos idosos”, disse hoje à agência Lusa a presidente da Associação de Samuel, Horácia Pedrosa.

A empreitada, segundo a dirigente, “foi adjudicada por ajuste direto” à empresa Canas – Engenharia e Construção, com sede no Paião, concelho da Figueira da Foz, em virtude de o concurso público “ter ficado deserto”.

Após a instituição particular de solidariedade social (IPSS) ter apresentado, há cerca de dois anos, uma candidatura ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES 3.0), o projeto foi aprovado, sendo também a sua concretização apoiada pelo município de Soure, no distrito de Coimbra, liderado por Mário Jorge Neves.

Por outro lado, para fazer avançar a construção da ERPI, na povoação de Coles de Samuel, que inclui os serviços de apoio domiciliário e centro de dia, a IPSS precisou ainda de recorrer a um empréstimo bancário, adiantou Horácia Pedrosa.

“A ERPI disporá de 42 camas para idosos e vamos ter também uma nova cozinha para todas as nossas valências”, explicou.

O contrato de adjudicação à construtora Canas, pelo preço de 2.100.320,04 euros, foi publicado no Diário da República, no dia 17, fixando um prazo de 547 dias para a execução dos trabalhos.

Horácia Pedrosa ressalvou que a aquisição do equipamento passa por uma nova candidatura ao PARES, quando o edifício estiver concluído.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.