Opinião: Top

Posted by
Spread the love

Este ano, a Universidade de Coimbra regressou ao top 500 mundial do THE WUR (Times Higher Education World University Rankings), um ranking que analisa mais de 2600 instituições de ensino superior de todo o mundo e reflete os resultados da diversidade das universidades de investigação intensiva nas suas principais missões: ensino, investigação, transferência de conhecimentos e perspectiva internacional. Na edição anterior, o THE WUR 2023, a UC ficara classificada no intervalo 601-800. E desde o THE WUR 2017 que ficava fora do top 500. Existe também o Times Higher Education Impact Rankings, a única tabela de desempenho global que avalia as universidades em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. São usados indicadores para fornecer uma comparação abrangente e equilibrada em quatro grandes áreas: investigação, gestão, divulgação e ensino.
São 17 os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a saber:
Pobreza (uma classificação centrada na investigação das universidades sobre a pobreza e no seu apoio aos estudantes e cidadãos pobres da comunidade local).
Fome (a investigação das universidades sobre a fome, o seu ensino sobre a sustentabilidade alimentar e o seu compromisso no combate ao desperdício alimentar e eliminação da fome entre os estudantes e as comunidades locais).
Depois temos saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de género, água potável e saneamento, energia limpa e acessível, trabalho digno e crescimento económico, indústria, inovação e infraestrutura, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, acção climática, vida abaixo da água (pesquisa das universidades sobre a vida abaixo da água e sua educação e apoio aos ecossistemas aquáticos), vida terrestre, paz, justiça e instituições fortes e, por último, parcerias para os objetivos (uma classificação que analisa as formas como as universidades apoiam os ODS através da colaboração com outros países, da promoção de melhores práticas e da publicação de dados).
O pódio deste ranking é composto pela Universidade Ocidental de Sydney, seguida pela Universidade de Manchester e pela Queen’s University, do Canada. A Universidade portuguesa melhor classificada é a de Coimbra, na 29.ª posição. Salientam-se também a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que se classificaram no intervalo 101-200. Na comparação entre as universidades portuguesas em cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Universidade de Coimbra fica em 1.º lugar em 13,,ou seja, só não fica em 1.º lugar em 4 deles. Em concreto, na indústria, inovação e infraestrutura fica atrás da Universidade do Minho, a redução das desigualdades é liderada pelo ISCTE de Lisboa, na vida abaixo da água está em primeiro lugar a Universidade de Aveiro, a do Algarve na vida terrestre e a Universidade Católica alcançou um honroso 4.º lugar do ranking mundial no ODS paz, justiça e instituições fortes.
Esta subida de mais de 100 posições no ranking é de louvar, “é um progresso que pretendemos consolidar nos próximos anos”, declarou o Magnífico Reitor da UC, Amílcar Falcão. Está ele, e toda a sua equipa reitoral, constituída por mais 11 membros, seis Vice-Reitores e cinco Pró-Reitores, de parabéns.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.