Região de Coimbra cria documentários para promover a gastronomia do território

Posted by
Spread the love

DR

 

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra contratualizou serviços para a produção de uma série documental que promove os produtos e a gastronomia da região, tendo já sido premiada em festivais internacionais.

Os documentários e também os vídeos, apresentados hoje, a par de outras iniciativas realizadas este ano, marcam a transição de Região Europeia de Gastronomia 2021-2022 para Coimbra

Região gastronómica, que pretende valorizar a sustentabilidade, o património, a saúde e bem-estar e a inovação.

“Este projeto permite, precisamente, concorrer para diversificar a nossa oferta turística, elevar a qualidade da nossa oferta e remete para aquilo que é a valorização dos nossos produtos locais, da gastronomia e dos vinhos”, disse hoje, em Coimbra, o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

Em 2021 foi dado início à produção e realização da série documental intitulada “A Million Food Stories”, de oito episódios, com duração de cerca de quatro minutos cada, dedicados ao mel, aos vinhos e queijos, a novas tendências na gastronomia da Região, a gastronomia enquanto património, à cerveja e à arte xávega e a ‘chefs’ embaixadores.

Por concurso público, a tarefa de produzir e realizar esses documentários coube à produtora Filipa Queirós e ao realizador Tiago Cerveira.

Para o vice-presidente da CIM Região de Coimbra, Raul Almeida, que também participou na conferência de imprensa de estreia dos documentários, hoje, em Coimbra, “é imprescindível valorizarmos e promovermos” os produtos da região e reconhecer a gastronomia como “parte integral da nossa cultura e como motor de desenvolvimento económico e turístico”.

Estes oito documentários já entraram em concursos nacionais e internacionais de cinema turístico, tendo ganho o primeiro lugar na categoria “Gastronomia” do Art and Tour – International Tourism Film Festival e também o primeiro lugar na categoria “Gastronomy Tourism” do FilmAT Festival – International Tourism & Corporate Film Festival 2022 que decorreu em Varsóvia, na Polónia.

Já o documentário “Mel DOP da Região de Coimbra” venceu a categoria “Food Gifts from the regions of gastronomy / presentes alimentares das Regiões de gastronomia”, no festival de cinema e recebeu o terceiro prémio na categoria “Filme Favorito do Público”, ambos do festival internacional “Food Film Menu” promovido pelo IGCAT – Instituto Internacional de Gastronomia, Arte, Cultura e Turismo.

A CIM da Região de Coimbra mostrou hoje também três de 14 vídeos com ‘chefs’ que são embaixadores de um produto e que mostram uma receita em cada vídeo.

A ideia passa por levar a um público mais abrangente, através da ferramenta vídeo, informação acerca de produtos da Região de Coimbra, bem como mostrar quem são os rostos da gastronomia na região, nomeadamente, os ‘chefs’ embaixadores de 14 produtos gastronómicos.

A iniciativa foi produzida no âmbito do projeto “Região de Coimbra Turismo 2020. Promoção Integrada dos produtos turísticos da Região de Coimbra”, CIM da Região de Coimbra entre 2017 e 2023 e cofinanciada no âmbito do Centro 2020.

Integram a CIM Região de Coimbra os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.