CIM Região de Coimbra abre inscrições para curso de formação do MindSerena para docentes

Spread the love

No âmbito do projeto de educação “Realiza.te” da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, vai decorrer o curso de formação “MindSerena: Desenvolvimento de competências atencionais e socioemocionais baseadas no mindfulness” de 25 horas em B-learning, com início no dia 26 de abril e conclusão a 21 de junho de 2023.

Destinado a educadores de Infância, professores do ensino básico, secundário e educação especial, este curso será ministrado por Albertina Oliveira e terá como propósito reduzir o stress com base no Mindfulness.

Este curso já conta com mais de 120 inscritos, mas as inscrições mantêm-se abertas e podem ser feitas através deste link – https://minerva.cfae.pt/utilizador/login/?next=/formando/oferta-formativa/.

MindSerena é um modelo educativo de aprendizagem socioemocional e desenvolvimento pessoal, baseado nas abordagens científicas do Mindfulness e nos ODS. Concebido com o apoio da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, o Modelo MindSerena iniciou implementação no Agrupamento de Escolas de Penacova, em 2018/19, a convite do Município, financiado pelo Programa Realiza.te da CIM Região de Coimbra. O impacto, a nível da sua aceitabilidade e das dimensões de mudanças esperadas nos planos cognitivo, emocional, interpessoal e de rendimento escolar, motivou o convite da CIM Região de Coimbra para implementar o Modelo nos Municípios que a integram, em 2022/23.

Este Modelo promove uma cultura de bem-estar pessoal, social e ambiental através de atividades educativas experienciais orientadas para o desenvolvimento de competências de autorregulação da atenção e das emoções, de resiliência e adaptabilidade, de pensamento crítico e criativo, e de resolução de problemas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.