UF de Santa Clara e Castelo Viegas: Fazer em 2023 as obras que há três anos estão por fazer

Posted by
Spread the love

DB/Foto de Miguel Almeida

Cerca de 1,3 milhões de euros é o montante aprovado pela Assembleia da União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas para o orçamento do ano em curso.
Segundo o autarca, José Simão, 2023 pode ser um ano-chave para as duas freguesias “recuperarem o ritmo” de execução das obras adiadas, “pelo menos desde 2020, devido a entraves de diversa ordem colocados pelo anterior executivo da câmara”.
De acordo com José Simão, as principais propostas avançadas pela união de freguesias são obras de reparação e requalificação, nomeadamente, na sede da Junta de Santa Clara, no Recordatório Rainha Santa Isabel, no Cemitério de Santa Clara, no Mercado das Almas e na Rotunda de Cruz de Morouços.
Todas estas obras têm, já, projeto feito pelo Gabinete de Apoio às Freguesias. “Só estamos à espera de bom tempo para arrancarem”, diz José Simão.
Mas há outras áreas a que a autarquia há muito vem dedicando particular atenção. É o caso do apoio social, que José Simão abraçou, há 22 anos, quando foi eleito pela primeira vez, então ainda só para a Junta de Freguesia de Santa Clara.
Mas é também a “preocupação em garantir o emprego necessário às cada vez mais numerosas e exigentes competências que a junta tem”. Em causa está a contratação de funcionários – que são já perto de dezena e meia – e também as avenças nas áreas do Direito e da Psicologia.
“Para se ter uma ideia do que isto nos custa, em 2023 vamos gastar quase 100 mil euros a mais em vencimentos do que no ano passado”, adianta José Simão.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.